17 JANEIRO 2017

LANCERS E IADE UNEM-SE PARA CRIAR UMA EDIÇÃO ESPECIAL DE VERÃO

A MARCA LANCERS DESAFIOU OS ALUNOS DE DESIGN DO IADE PARA DESENHAREM PROPOSTAS PARA A NOVA CAMPANHA DE VERÃO DO VINHO.

A marca LANCERS desafiou os alunos de design do IADE para desenharem propostas para a nova campanha de verão do vinho.

O repto da José Maria da Fonseca teve lugar sob a coordenação da Agência Escola IADE e envolveu os alunos das turmas de 2º ano de Design de Comunicação da licenciatura em Design do IADE - escola da Universidade Europeia e instituição pioneira no ensino de Design em Portugal.

Realizado ao longo de um trimestre, o concurso envolveu 150 alunos que responderam ao briefing lançado pela marca LANCERS.

O processo de selecção foi conduzido, numa primeira fase, pelos professores da licenciatura de Design do IADE e obedeceu a critérios de qualidade expostos aos alunos, tendo sido num primeiro momento encontrados 16 finalistas. No início de dezembro, a José Maria da Fonseca avaliou os trabalhos selecionados e escolheu os cinco que tecnicamente melhor responderam ao briefing solicitado.
O nome do estudante vencedor foi anunciado a 6 de janeiro no lounge do Campus de Santos da Universidade Europeia. Soraia Morgado foi distinguida com um prémio em numerário e vai poder ver a sua ideia criativa tomar forma nesta edição especial de verão de LANCERS.

Os critérios de avaliação basearam-se na coerência e no respeito pelo ADN da marca LANCERS, tendo privilegiado os conceitos de frescura, vintage, modernidade e diversão. A exequibilidade do Design, do conceito criativo e a adaptabilidade ao mercado interno assim como aos externos foram decisivos na escolha do projeto vencedor.

A imagem da proposta vencedora será revelada em Maio e estará presente em Portugal e em vários outros países como E.U.A., Itália, Espanha e Alemanha.

A marca Lancers
A visita de Henry Behar, americano de origem arménia, à José Maria da Fonseca, ainda antes do final da Segunda Grande Guerra, e a sua proposta em lançar um vinho rosado nos Estados Unidos, constituiu o grande ponto de viragem dos negócios da empresa a partir de 1944. A Vintage Wines, que Henry Behar criou com mais três sócios e que mais tarde viria a vender à Heublein, rapidamente cobriu o mercado norte-americano atingindo em meados dos anos 60 vendas de quase meio milhão de caixas de Lancers e um milhão de caixas no final da década de 70. Do acordo firmado entre António Porto Soares Franco e Henry Behar, o Lancers viria a apresentar uma imagem única e distinta, com a garrafa ainda hoje a ser objecto de culto nos Estados Unidos. Identificava um produto agradável, despretensioso, com um nome facilmente legível, adaptado do quadro "Las Lanzas" do pintor espanhol Velasquez, de quem Behar se confessava grande admirador, versátil com qualquer tipo de comida, e ao alcance das novas gerações de consumidores norte-americanos, apresentando assim todos os requisitos indispensáveis à massificação do seu consumo.
Hoje em dia, o Lancers continua a ser um case-study de sucesso, dado o seu perfil internacional, sendo um dos vinhos portugueses mais vendido em todo o mundo, principalmente nos E.U.A., Itália, Espanha, Holanda e Portugal.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content