20 JULHO 2020

MOSCATEL TORNA VIAGEM

REGRESSA MAIS CEDO DA VIAGEM

MOSCATEL DE SETÚBAL TORNA VIAGEM DA JOSÉ MARIA DA FONSECA REGRESSA MAIS CEDO DA VOLTA AO MUNDO 1600 litros de Moscatel de Setúbal Torna Viagem da José Maria da Fonseca regressaram antecipadamente a Portugal, em Maio, depois de terem partido a bordo do Navio Escola Sagres, numa viagem à Volta do Mundo. Devido à pandemia do covid-19, esta viagem teve de ser cancelada mas depois de provado, o Moscatel de Setúbal “ficou mais escuro, mais evoluído no aroma e paladar”.

A bordo do Navio Escola Sagres seguiam dois cascos de 600 litros e um de 400 litros de Moscatel de Setúbal José Maria da Fonseca: um casco com Moscatel de Setúbal 1956, outro com Moscatel Roxo de Setúbal 1985 e outro com Moscatel de Setúbal 2000, este último que já tinha feito uma viagem a bordo da Sagres em 2007, sendo assim um “duplo” Torna Viagem.

Depois do regresso dos cascos de Moscatel de Setúbal à José Maria da Fonseca, em Azeitão, o vice-presidente e enólogo Domingos Soares Franco decidiu abrir os cascos para ver a evolução do vinho: “Como era de esperar, o vinho Torna Viagem teve uma alteração igual a edições anteriores uma vez que cruzou duas vezes o Equador. Inicialmente iria atravessar seis vezes a linha Equador nesta viagem à volta do mundo, mas devido à pandemia a viagem foi interrompida, já o navio Escola Sagres estava no Pacífico. Já de regresso a Azeitão, e depois de provado, constatámos que o vinho ficou mais escuro, mais evoluído no aroma e paladar”.

Este Moscatel de Setúbal Torna Viagem fez uma viagem de cerca de 4 meses, em vez dos 12 previstos inicialmente. Zarpou de Portugal a 5 de janeiro de 2020 e regressou a Lisboa no dia 10 de maio. Havendo disponibilidade por parte da Marinha Portuguesa, a José Maria da Fonseca gostaria de voltar a enviar estes barris numa segunda viagem.

As experiências Torna Viagem permanecem depois por longos anos nas caves da José Maria da Fonseca até chegarem ao mercado. A exclusividade e raridade destes vinhos generosos coloca-os num patamar aspiracional, uma obra prima da natureza e do homem.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content