Vinho Branco Riesling Colecção Privada DSF
Vinho Branco Riesling Colecção Privada DSF


REISLING 2019

COLECÇÃO PRIVADA DOMINGOS SOARES FRANCO
VINHO BRANCO

Domingos Soares Franco, é o representante mais novo da sexta geração da família, que desde a fundação preside aos destinos da José Maria da Fonseca. Para além de vice-presidente, é o enólogo desta casa, e por isso referência incontornável no panorama vitivinícola da região e do país.

Embora assine todos os vinhos da José Maria da Fonseca, existem uns que reserva para si como especiais. Traduzem o seu espírito criador, a paixão que sente pela viticultura e enologia, e a influência que tem do Novo Mundo. Chamou-lhes Domingos Soares Franco – Colecção Privada.

Desta vez, Domingos Soares Franco, resolveu mostrar um Riesling português proveniente de uma vinha plantada em 2008 no nordeste do país com um altitude de 630 metros, exposição nordeste e solo granítico. O proprietário – Paulo Hortas – é seu amigo, colega e grande enólogo há mais de 35 anos. Perguntou a Domingos Soares Franco em Maio de 2019 se estaria interessado em ficar com as suas uvas. A sua resposta foi imediata “venham lá essas famosas uvas Reisling”. O Paulo fermento-as com elevado cuidado e carinho a seu belo prazer. Resultou num vinho que será colocado no mercado em Junho 2020, devido ao seu perfil aromático de citrinos. O açúcar residual é proveniente da paragem espontânea de fermentação. Como resultado final estamos com um Riesling de muito alta qualidade. Encaixa-se na perfeição dentro da Colecção Privada Domingos Soares Franco.


FICHA TÉCNICA

ÁREA DA VINHA

-/-

GRANÍTICO

PRODUÇÃO

5.700

PRODUÇÃO DE VINHO

ENGARRAFADO

2020

MAIO

CASTAS

100

REISLING

ANÁLISES

12.5

TEOR DE ÁLCOOL

6.3

ACIDEZ TOTAL
(ÁCIDO TARTÁRICO)

3.12

pH

CONSERVAÇÃO

12º

TEMPERATURA

60

HUMIDADE

LONGEVIDADE

15 ANOS

APÓS ENGARRAFAMENTO

NOTAS DE PROVA

COR

Amarelo limão com tons esverdeados.

AROMA

Floral, lima, limão e um final com toque de pera verde.

PALADAR

Textura mineral muito suave com acidez muito equilibrada que lhe dá uma frescura e um final de boca muito agradável e persistente

FINAL DE PROVA

Médio/Longo

VINIFICAÇÃO

Fermentação em cubas de inox a 14ºC.

MODO DE SERVIR

Deve ser servido a uma temperatura de 10ªC


content