07 OUTUBRO 2020

FSF 2015

UM VINHO DISTINTO

FSF 2015 UM VINHO DISTINTO EM HOMENAGEM A FERNANDO SOARES FRANCO A colheita de 2015 do FSF – Fernando Soares Franco chega agora ao mercado. Este vinho, cuja primeira colheita remete ao ano de 1998, é uma homenagem ao pai de António e Domingos Soares Franco, membros da 6.ª geração da família.

Nascido em 1918 e licenciado em Agronomia, Fernando Soares Franco foi sempre um inovador nas áreas em que se envolveu. A viticultura foi a principal actividade a que se dedicou na José Maria da Fonseca, entre 1948 e 1988. Ao longo de quarenta anos, Fernando Soares Franco incrementou e desenvolveu a Colecção Ampelográfica da Quinta de Camarate e introduziu castas exógenas à região, mas com elevado potencial enológico.

As suas castas preferidas eram a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tannat, Syrah, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alvarinho. Foi ainda devido à sua persistência que se manteve a última vinha de Moscatel Roxo na região. Por tudo o que Fernando Soares Franco representa para a José Maria da Fonseca, o seu filho, Domingos Soares Franco, decidiu criar este vinho FSF – Fernando Soares Franco, feito com algumas das castas preferidas de seu pai: Trincadeira, Syrah e Tannat.

De cor vermelho profundo, este vinho possui aromas a especiarias, fumo e menta. Na boca, revela-se complexo, com a presença elegante de taninos e notas de pimenta preta. Com uma grande longevidade, tendo um tempo de guarda que pode ir até aos 13 anos após o engarrafamento, o FSF 2015 deve ser servido a uma temperatura de 14.º C e consumido a 16.º C, depois de decantado.

Nesta colheita produziram-se 2600 litros, que estagiaram em cascos novos de carvalho francês por um período de 9 meses.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content