27 OUTUBRO 2020

HEXAGON 2015

A CELEBRAÇÃO DOS 20 ANOS DE UM ÍCONE

FSF 2015 UM VINHO DISTINTO EM HOMENAGEM A FERNANDO SOARES FRANCO A primeira colheita de Hexagon foi lançada em 2000 pela José Maria da Fonseca, tendo nascido de um desafio feito ao enólogo Domingos Soares Franco, para criar um vinho de classe mundial produzido a partir da Península de Setúbal. O objectivo deste vinho era reflectir o trabalho realizado na vinha e na adega, tendo um perfil internacional aliado cada vez mais à elegância tão característica nos vinhos de Domingos Soares Franco. 20 anos depois surge a colheita de 2015 do vinho topo de gama da José Maria da Fonseca.

Produzido com o recurso a seis castas (que se mantêm desde a primeira colheita) - Touriga Nacional, Syrah, Trincadeira, Tinto Cão, Touriga Francesa e Tannat – este vinho revela uma complexidade única, uma cor rubi intensa e um aroma denso e fechado. Na boca, os taninos estão bem integrados e o seu final é longo. Este vinho estagiou durante 10 meses em barricas novas de carvalho francês e acompanha na perfeição pratos de caça e queijos. O Hexagon 2015 tem um potencial de guarda alargado, seguramente de pelo menos 16 anos após o seu engarrafamento.

As suas castas preferidas eram a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tannat, Syrah, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alvarinho. Foi ainda devido à sua persistência que se manteve a última vinha de Moscatel Roxo na região. Por tudo o que Fernando Soares Franco representa para a José Maria da Fonseca, o seu filho, Domingos Soares Franco, decidiu criar este vinho FSF – Fernando Soares Franco, feito com algumas das castas preferidas de seu pai: Trincadeira, Syrah e Tannat.

Em agosto deste ano, o crítico de vinhos Mark Squires, da revista norte-americana Wine Advocate – Robert Parker, atribuiu 94 pontos ao Hexagon 2015 e considerou-o um vinho de excelente performance: “Sério, estruturado e concentrado, com um blend interessante de sabores e um final de boca firme. Excelente performance”.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content