♦ ALAMBRE 10 ANOS ♦
D.O.C. MOSCATEL DE SETÚBAL
Moscatel de Setúbal é um vinho generoso com Denominação de Origem Controlada (D.O.C.), reconhecida desde 1907. No entanto, a José Maria da Fonseca é produtora de Moscatel de Setúbal desde 1834 o que nos possibilita ter um património inédito de vinhos moscatéis.
Quando as uvas chegam à adega, começa-se por analisar o grau provável das mesmas, de maneira a que a adição de aguardente seja efectuada no momento ideal para que a fermentação pare. Após um contacto pelicular de 5 meses, inicia-se no mês de Março a prensagem das massas, e o vinho que daqui resulta é lotado com o vinho lágrima.
Na produção dos Moscatéis de Setúbal José Maria da Fonseca existe um enorme cuidado na selecção dos lotes que compõem este produto. As colheitas que constituem este vinho de lote envelhecem em pipas usadas de carvalho utilizadas até a data de engarrafamento.
♦ REGIÃO ♦
PENÍNSULA DE SETÚBAL
♦ ÁREA DA VINHA ♦
-/-
ARGILO-CALCÁRIO
♦ PRODUÇÃO ♦
325
PRODUÇÃO DE VINHO
♦ ENGARRAFADO ♦
-/-
SEM INFORMAÇÃO
♦ CASTAS ♦
100
MOSCATEL DE SETÚBAL
♦ ANÁLISES ♦
17.5
TEOR DE ÁLCOOL
4.3
ACIDEZ TOTAL
(ÁCIDO TARTÁRICO)
3.36
pH
105
AÇÚCAR RESIDUAL
♦ CONSERVAÇÃO ♦
12º
TEMPERATURA
60
HUMIDADE
♦ LONGEVIDADE ♦
-/-
INDETERMINÁVEL
♦ NOTAS DE PROVA ♦
COR
Dourado carregado
AROMA
Casca de laranja, alperce, nozes, mel e ervadoce.
PALADAR
Tosta e fruta. Macio.
FINAL DE PROVA
Muito longo
♦ VINIFICAÇÃO ♦
A fermentação é parada com a adição de aguardente neutra mantendo-se o vinho em maceração pelicular durante 5 meses. Após este período é feita a sangra que posteriormente é loteada com o vinho de prensa.
♦ ENVELHECIMENTO ♦
Este lote de 10 anos varia entre 10 a 15 anos de envelhecimento em pipas usadas de carvalho.
♦ MODO DE SERVIR ♦
A uma temperatura de 16ºC, como acompanhamento de sobremesas. O lote de 10 anos pode ser também servido como aperitivo a 10ºC.