♦ HISTÓRIA ♦
FUNDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA JOSÉ MARIA DA FONSECA
Inovação e tradição – um título que poderia qualificar de imediato o trabalho da José Maria da Fonseca.
Um negócio de família com quase dois séculos de história que, sem nunca repousar sobre as glórias conquistadas, tem sabido modernizar-se. A José Maria da Fonseca exerce a actividade vinícola desde 1834, fruto da paixão partilhada de uma família que tem sabido preservar e projectar a memória e o prestígio do seu fundador. Consciente da responsabilidade der ser, na actualidade o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal, a José Maria da Fonseca obedece a uma filosofia de permanente desenvolvimento, o que a leva a investir sempre mais em suportes de investigação e de produção, aliando as mais modernas técnicas ao saber tradicional. Exemplo disso mesmo é a Adega José de Sousa Rosado Fernandes, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, onde a tradição romana de fermentar em potes de barro se mantém a par da última tecnologia.
Continuando a investir em produtos de referência a nível internacional, sempre pautados pela qualidade, a José Maria da Fonseca tem contribuído de forma decisiva para a divulgação e o prestígio dos vinhos nacionais. Dos quase 650 hectares de vinhas, e de uma adega dotada de tecnologia de última geração que rivaliza com as melhores do mundo, resultam vinhos que aliam a experiência acumulada ao longo da sua história com as mais avançadas técnicas de vinificação.
Além de todos estes recursos utilizados na produção dos seus vinhos, o que mais caracteriza o trabalho na José Maria da Fonseca é uma enorme paixão pela arte de fazer vinho. É esta paixão, geradora de emoções, que a José Maria da Fonseca partilha com o consumidor de cada vez que este prova um dos seus vinhos.
1804
♦ NASCE O FUNDADOR JOSÉ MARIA DA FONSECA ♦
José Maria da Fonseca nasce em Vilar Seco, concelho de Nelas, a 31 de Maio de 1804. O período que se estende da fundação da empresa até à morte de José Maria da Fonseca, em 1884, é fortemente marcado pelo carácter deste homem, cuja formação intelectual e espírito empreendedor conduziram à introdução na indústria do vinho de aspectos tão essenciais como a utilização do arado ou a comercialização do vinho em garrafas ou a alteração do método de fabrico do Moscatel de Setúbal.
NO MUNDO
▪ Em plebiscito realizado é aprovada a nova fase da era napoleônica
▪ O Senado francês proclama Imperador o general Bonaparte, atribuindo-lhe o nome Napoleão I
1834
♦ FUNDAÇÃO DA JOSÉ MARIA DA FONSECA ♦
Após formar-se bacharel em matemática na Universidade de Coimbra, José Maria da Fonseca estabelece-se em Vila Nogueira de Azeitão onde funda a empresa com o seu nome.
NO MUNDO
▪ Louis Braille introduz o sistema Braille de leitura para cegos
▪ Nasce o pintor impressionista francês Edgar Degas
▪ Charles Darwin faz a circum-navegação a bordo do H.M.S.Beagle
1849
♦ NESTE ANO É CRIADA A MARCA MOSCATEL DE SETÚBAL ♦
6 Anos após a criação da marca Moscatel de Setúbal, esta ganha a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Paris. A qualidade excepcional deste vinho vem comprovar o motivo pelo qual, ainda hoje, é uma referência e um dos embaixadores por excelência desta região de Portugal internacionalmente reconhecida.
1850
♦ NESTE ANO É CRIADA A MARCA PERIQUITA ♦
A colheita de 1885 do Periquita é premiada com Medalhas de Ouro na Exposição de vinhos portugueses em Berlim e na Exposição Universal de Barcelona.
NO MUNDO
▪ Aprovação da nova lei da liberdade de imprensa que ficou conhecida por "Lei das Rolhas"
▪ Confirmada a criação do Banco de Portugal
1855
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Moscatel de Setúbal, 1 Medalha de Ouro, Exposição Universal de Paris.
1857
♦ ORDEM DA TORRE E ESPADA DE VALOR, LEALDADE E MÉRITO ♦
O Rei D. Pedro V confere a Ordem da Torre e Espada de Valor, Lealdade e Mérito às “instalações vinárias do senhor Fonseca em reconhecimento pela sua modernidade, asseio e eficiência". Já então se antevia a qualidade e pioneirismo desse negócio de família que, sempre sustentado na inovação e na tradição, mantém bem viva nos dias de hoje a sua paixão pela arte de fazer vinho.
NO MUNDO
▪ Nascimento do pintor Columbano Bordalo Pinheiro
▪ Em Lisboa surge o primeiro telégrafo aberto ao público
▪ Abertura da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa
1866
♦ É CRIADA A MARCA PALMELA SUPERIOR ♦
NO MUNDO
▪ É lançado com sucesso o primeiro cabo submarino transatlântico para a transmissão de mensagens telegráficas
▪ Descoberta a dinamite por Alfred Nobel
1876
♦ PRÉMIOS ♦
▪ 2 Medalhas de Ouro, Exposição Universal de Filadélfia, USA
1878
♦ PRÉMIOS ♦
▪ 1 Medalha de Ouro, Exposição Universal de Paris
1884
♦ MORRE O FUNDADOR JOSÉ MARIA DA FONSECA ♦
Com a morte de José Maria da Fonseca é deixado um legado inestimável para as gerações vindouras, o qual permanece bem vivo até aos dias de hoje no seio da sua família. Em 1884 as suas marcas e vinhos chegavam a poucos países, mas hoje em dia encontram-se disponíveis nos cinco continentes, com apreciadores um pouco por todo o mundo.
NO MUNDO
▪ Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, Capital dos EUA, corrige o meridiano de Greenwich como o meridiano do mundo, fuso horário mundial (GMT)
▪ Henry Louis Le Chatelier desenvolve o Princípio de Le Châtelier, que explica a resposta do equilíbrio químico em função de agentes externos
1888
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Periquita 1885, Medalha de Ouro, Exposição de Vinhos Portugueses em Berlim
▪ 2 Medalhas de Ouro, Exposição Universal de Barcelona
1889
♦ PRÉMIOS ♦
▪ 1 Medalha de Ouro, Exposição Universal de Paris
1890
♦ PRÉMIOS ♦
▪ 1 Medalha de Prata, Exposição Internacional de Buenos Aires, Argentina
1908
♦ PRÉMIOS ♦
▪ 1 Medalha de Ouro, Exposição Internacional do Rio de Janeiro, Brasil
1915
♦ PRÉMIOS ♦
▪ 1 Medalha de Ouro e 1 de Prata, Exposição Internacional de São Francisco, USA
1920 ♦ 1935
♦ CICLO DO BRASIL ♦
O Brasil cedo se tornou o principal destino dos vinhos da José Maria da Fonseca, que chegou mesmo a ter uma delegação no Rio de Janeiro para onde as exportações chegaram a mais de um milhão de garrafas por ano. O aumento da procura levou à necessidade de compra de vinhas, não só na região de Azeitão como noutras regiões (por ex.: Vinhas Viúva Gomes, em Colares).No final dos anos 20 a recessão económica mundial e o período de instabilidade vivido no Brasil revelaram-se desastrosos para a José Maria da Fonseca, dada a forte dependência relativamente a este mercado. Para resolver a complicada situação económica, a empresa foi forçada a vender algum do seu património, como foi o caso das Vinhas Viúva Gomes, na região de Colares.
NO MUNDO
▪ As mulheres dos EUA conquistam o direito de voto
1922
♦ PRÉMIOS ♦
▪ 1 Medalha de Ouro, Exposição Internacional do Rio de Janeiro, Brasil
1937
♦ CICLO DO ROSÉ ♦
Dá-se início a um novo ciclo de crescimento, designado por Ciclo do Rosé, o qual é marcado pelo génio de um grande enólogo, António Porto Soares Franco, diplomado em Montpellier e criador dos rosés Faísca, marca que se tornou num grande sucesso no mercado interno.
NO MUNDO
▪ Pablo Picasso pinta Guernica
▪ Ocorreu a explosão do Hindenburg, em Lakehurst, perto de Nova York, com o incêndio do maior zeppelin do mundo
1940
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Periquita, Medalha de Ouro, Exposição de Vinhos de Lisboa
1944
♦ CRIAÇÃO DO VINHO ROSÉ LANCERS ♦
A criação do Lancers e a venda nos EUA foi resultado da visita de um americano, Henry Behar, a Azeitão, ainda antes do final da guerra. Este procurava um vinho que fosse fácil de beber, que cativasse o consumidor americano, ainda desconhecedor de vinho, e cuja embalagem fosse facilmente identificável.
NO MUNDO
▪ Os Aliados invadem a Normandia como parte da Operação (Dia D) para libertar a França dos Alemães
▪ Avery, MacLeod and McCarthy demonstraram que o DNA carrega informacão genética
▪ Miguel Torga publica os “Novos Contos da Montanha”
▪ É inaugurado o Estádio Nacional Português no vale do Jamor
1945
♦ CRIAÇÃO DO BSE ♦
O período de crescimento e consolidação do mercado dos EUA, em virtude da marca Lancers, serviu também de suporte financeiro para a criação de novos vinhos e marcas emblemáticas.
Surge assim o primeiro vinho branco de grande sucesso no mercado nacional, o Branco Seco Especial (BSE).
NO MUNDO
▪ Fim da 2ª Guerra Mundial
▪ Surge o Centro Nacional de Cultura
▪ Foi fundada a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)
1959
♦ TERRAS ALTAS ♦
A marca Terras Altas é lançada e os vinhos Pasmados, inicialmente conhecidos como Branco Velho e Tinto Velho, adquirem a sua identidade própria nesta altura.
NO MUNDO
▪ Portugal adere à EFTA
▪ Inauguração do monumento do Cristo Rei
▪ É inaugurado o sistema de transportes públicos do Metropolitano de Lisboa
▪ Lançamento para a Lua do satélite soviético Luna 1
▪ O satélite soviético Luna 3 transmite as primeiras imagens vistas pelo Homem da face oculta da Lua
1978
♦ UM EXEMPLO DE SUCESSO NOS EUA ♦
O sucesso nos EUA pela aceitação de um vinho tão fácil de beber, resulta da sua simplicidade e da vontade de tornar Lancers um produto líder de mercado nos EUA. A estratégia comercial então definida permitiu chegar ao final dos anos 70 com vendas que atingiram um milhão de caixas.
NO MUNDO
▪ FMI entra pela primeira vez em Portugal
▪ Eleição de Karol Woytila como papa João Paulo II
▪ Acordos de paz de Camp David entre Sadat e Béguin
▪ Margaret Tachter sobe ao poder e inicia uma política neoliberal
1985 ♦ ATÉ HOJE
♦ CICLO DOS MERCADOS ESTRATÉGICOS ♦
Neste período, foi realizada a aquisição de vinha e modernizado todo o processo de vinificação, estágio e envelhecimento dos vinhos. Um investimento crucial foi a construção de um dos mais modernos centros de vinificação da Europa que, com uma capacidade para vinificar 6,5 milhões de litros de vinho, dá resposta às crescentes exigências de um mercado cada vez mais competitivo.
INVESTIMENTO, MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO
1991
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Winery of the Year, Wine & Spirits Magazine
1992
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Winery of the Year, Wine & Spirits Magazine
1994
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Winery of the Year, Wine & Spirits Magazine
1995
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Winery of the Year, Wine & Spirits Magazine
1996
♦ CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE ♦
A JMF foi a primeira empresa no sector de vinhos de mesa em Portugal a receber a certificação da norma ISO 9002.
NO MUNDO
▪ Arqueólogos franceses localizam o palácio de Cleópatra sob as águas do porto de Alexandria, no Egipto
▪ Nelson Mandela assina uma nova Constituição e põe fim ao apartheid na África do Sul
▪ Em Lisboa é instituída a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
1997
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Domingos Soares Franco, Enólogo do Ano, Gourmet Magazine
1998
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Winery of the Year, Wine & Spirits Magazine
1999
♦ MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO ♦
Construção de um dos mais modernos centros de vinificação da Europa, com uma capacidade para vinificar 6,5 milhões de litros de vinho.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Periquita 1959, foi eleito um dos melhores vinhos do século, pelo Anuário de Vinhos de João Paulo Martins
▪ Alambre 20 Anos, Medalha de Ouro no Concurso de Vinhos Península de Setúbal
NO MUNDO
▪ Macau retorna à China, após 442 anos como colónia de Portugal
2001
♦ ESPECIAL SÉCULO DE MOSCATEL ♦
Criação da embalagem especial Século de Moscatel, incluindo 4 garrafas de Moscatel (10, 20, 30 e 40 anos).
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Moscatel de Setúbal Superior 1965, um dos 10 Grandes Vinhos Portugueses, António Carró
NO MUNDO
▪ Atentados terroristas destroem as torres do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono em Washington
2003
♦ MARCA HEXAGON ♦
LANÇAMENTO PRIMEIRA COLHEITA 2000
A introdução no mercado desta marca de topo, rodeia-se de características muito particulares intimamente ligadas à família José Maria da Fonseca, pois trata-se de uma celebração à 6ª geração da família, à qual pertence o enólogo Domingos Soares Franco que o concebeu a partir das 6 castas Touriga Nacional, Syrah, Trincadera, Tinto Cão, Touriga Francesa e Tannat.
JOSÉ DE SOUSA MAYOR - LANÇAMENTO PRIMEIRA COLHEITA 1998
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Winery of the Year, Wine & Spirits Magazine
▪ Domingos Soares Franco, Enólogo do Ano (Vinhos Generosos), Os Melhores do Ano - Revista de Vinhos
2004
♦ NOVO LANCERS ♦
Introdução da nova garrafa do Lancers e campanha de relançamento nacional e internacional.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ FSF 2001, Medalha de Ouro, Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ Hexagon 2000, Medalha de Prata, Concurso de Vinhos Península de Setúbal
♦ CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE ♦
▪No domínio ambiental a José Maria da Fonseca é líder, tendo sido das primeiras empresas do sector a ser certificada pela ISO 140012005
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Alambre 2000 - Medalha de Ouro, Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ Setúbal Roxo 20 Anos - O Melhor DOC Setúbal Tinto - Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ FSF 2001 Medalha de Prata - Expovinia Zurich
▪ Domini Plus 2001 - Medalha de Prata - Mundus Vini – Neustadt
▪ Moscatel de Setúbal Roxo 1971 Prémio de Excelência Os Melhores do Ano - Revista de Vinhos
▪ JMF & Van Zeller LVB 2000 Medalha de Ouro Decanter World Wine Awards
▪ JMF & Van Zeller LBV 2000 Medalha de Prata International Wine Challenge - Londres
2006
♦ PRÉMIOS ♦
▪ José de Sousa 2003 Medalha de Ouro Mundus Vini - Neustadt
▪ Periquita 2002 Medalha de Prata San Diego Wine Competition
2007
♦ PRÉMIOS ♦
▪ José Maria da Fonseca - Empresa do Ano - Os Melhores do Ano - Revista de Vinhos
▪ Alambre 20 Anos - Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ DSF Verdelho 2006 - Medalha de Prata - Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ Alambre 20 Anos - Medalha de Prata - Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
▪ DSF Verdelho 2006 - Medalha de Ouro - Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
▪ Pasmados Branco 2005 - Medalha de Prata - Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
2008
♦ LANÇAMENTO DA MARCA TWIN VINES ♦
Twin Vines, a marca de Vinho Verde que celebra o nascimento das duas gémeas da oitava geração da família e que tem como principal vocação os mercados de exportação.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Domingos 2005 - Medalha de Prata - Decanter World Wine Awards▪ DSF Moscatel Roxo 1998 - Medalha de Prata - Decanter World Wine Awards
▪ DSF Moscatel Roxo 1998 - Melhor Vinho do Concurso - Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ DSF Verdelho 2007 - 1º Prémio Vinhos Brancos - Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ Alambre 20 Anos - 1º Prémio Generosos - Concurso de Vinhos Península de Setúbal
▪ DSF Moscatel Roxo Rosé 2007 - Grande Prémio - Rosés Encontro com o Vinho - Revista de Vinhos
NO MUNDO
▪ Nasa anunciou a descoberta de água em Marte pela sonda Phoenix
2009
♦ LANCERS ROSÉ FREE ♦
APÓS 175 ANOS DE EXISTÊNCIA A INOVAÇÃO
Para além da comemoração dos 175 anos de existência de José Maria da Fonseca, no mesmo ano é realizado o lançamento do primeiro vinho sem álcool em Portugal (Lancers Rosé Free).
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Hexagon 2005 - Prémio de Excelência Melhores de 2008 - Revista de Vinhos
▪ José Maria da Fonseca - Produtor do Ano Melhores de 2008 - Revista Wine
▪ Twin Vines 2008 - Medalha de Ouro Tasters Guild International Wine Judging
▪ Alambre 20 Anos - O Melhor Vinho Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Periquita 2006 Medalha de Prata Mundus Vini - Neustadt
2010
♦ 160º ANIVERSÁRIO DO PERIQUITA ♦
Comemoração do 160º aniversário do Periquita. A marca atinge vendas de 4 milhões de garrafas (85% para exportação), estando presente em mais de 60 países. No mesmo ano é realizado o lançamento de J de José de Sousa.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Alambre 20 Anos - Gold Trophy - Vinordic Wine Challenge Prize
▪ Alambre 20 Anos - Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ DSF Moscatel Roxo 1999 - Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ DSF Moscatel Roxo Rosé 2009 - Grande Prémio - Escolha da Imprensa - Encontro com o Vinho
▪ Alambre 20 Anos - Prémio Escolha da Imprensa - Escolha da Imprensa - Encontro com o Vinho
2011
♦ PERIQUITA SUPERYOR ♦
É realizado o lançamento da primeira colheita 2008.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Periquita Superyor 2008 - Prémio de Excelência - Melhores de 2010 - Revista de Vinhos
▪ Moscatel de Setúbal 2006 - Medalha de Ouro - Councours Mondial de Bruxelles
▪ Moscatel de Setúbal 2006 - Medalha de Ouro - International Wine & Spirit Competition
▪ Moscatel Roxo 20 Anos - Prémio CMS Melhor Generoso DO - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Domini Plus 2008 - Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos Douro & Porto 2011
2012
♦ REBRANDING DE PERIQUITA E JOSÉ MARIA DA FONSECA ♦
Tem lugar o Rebranding de Periquita e é apresentada a nova Imagem Institucional José Maria da Fonseca. Obtém a Certificação BRC, issue 6, actualmente o mais avançado padrão internacional na área da Segurança Alimentar.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Moscatel de Setúbal Roxo 20 Anos - Prémio Excelência - Melhores de 2011 - Revista de Vinhos
▪ J 2009 6º lugar no Top 10 Vinhos Portugueses - Essência do Vinho - Revista Wine
▪ Periquita Tinto 2009 - Medalha de Ouro - San Diego International Wine Competition (USA)
▪ Periquita Branco 2011 - Medalha de Ouro - Berliner Wein Trophy 2012
▪ Periquita Reserva 2009 - Medalha Ouro - Concours Mondial de Bruxelles
▪ Alambre 20 Anos - Top 50 Vinhos Portugueses - Julia Harding assistente Jancis Robinson (Financial Times)
2013
♦ W AWARDS ♦
José Maria da Fonseca vence prémio de Melhor Enoturismo do Ano (sem Estadia) nos W Awards do crítico de vinhos Aníbal Coutinho.
♦ GOLDEN GLASS ♦
José Maria da Fonseca recebe prémio de produtor do ano, copo de Ouro (Golden Glass) da prestigiada revista Sueca Allt om Mat.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Melhor Enoturismo sem Estadia – W Awards – Crítico de vinhos Aníbal Coutinho
▪ Hexagon 2008 - 8º Melhor Vinho do Ano - Prémios Essência do Vinho - Melhores 2012 (Revista Wine)
▪ Bastardinho 30 Anos - Prémio Excelência (30 Melhores do Ano) - Revista de Vinhos - Melhores 2012
▪ Moscatel Roxo 20 Anos - Prémio Excelência (30 Melhores do Ano) - Revista de Vinhos - Melhores 2012
▪ DSF Moscatel Roxo Rosé 2012 - Medalha de Ouro Concurso de vinhos da Península de Setúbal
▪ José Maria da Fonseca - Golden Glass (Gyllene Glaset) 2013 Empresa do ano - Allt om Mat Magazine (Suécia)
▪ J 2011 - Melhores do Ano (Top 19 Tintos) Guia de Vinhos de Portugal ( João Paulo Martins)
2014
♦ ANIVERSÁRIO ♦
A José Maria da Fonseca celebra 180 Anos e lança Hexagon Branco e Moscatel de Setúbal Superior (1911)
♦ PRÉMIOS ♦
▪ DSF Moscatel Roxo Rosé 2012 - 50 Melhores Vinhos nos EUA por Joshua Greene (Wines of Portugal)
▪ Domingos Soares Franco - Melhor Enólogo do Ano - W Awards Anibal Coutinho
▪ Periquita Superyor 2009 - Melhor Vinho Tinto Tranquilo do Ano - W Awards - Aníbal Coutinho
▪ J 2011 Prémio de Excelência - Revista de Vinhos - Melhores 2013
▪ Moscatel Roxo 20 Anos Melhor Vinho da Região - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Moscatel Roxo 20 Anos Melhor Vinho Generoso - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Periquita Superyor 2009 Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Periquita Reserva 2011 Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ DSF Moscatel Roxo Rosé 2013 Prata - 83 pts - 5º Melhor Rosé Concurso The Drinks Business - Global Rose Masters
▪ Alambre 20 Anos Prata (85 point plus) - The Drinks Business - Global Fortified Masters
▪ José de Sousa 2011 - 3º melhor vinho do ano, classificado com 93 pontos e considerando-o “Editor’s Choice”no TOP 100 dos melhores vinhos de 2014 pela Wine Enthusiast
2015
♦ DESTAQUES ♦
Moscatel de Setúbal Syperior 1955 - 99 Pontos - The Wine Advocate (Mark Squires)
Inauguração By The Wine José Maria da Fonseca - A primeira flagship store da marca.
Moscatel Setúbal Superior 1911 - Melhor Vinho do Ano pela Wine
Nova imagem BSE, Alambre e Lancers
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Moscatel Roxo 20 Anos - Melhor Video Fortificado do Ano (2014) - Prémio W - Aníbal Coutinho
▪ Moscatel de Setúbal Superior 1911 - Melhor Vinho do Ano (2014) - Prémios WINE - A Essência do Vinho (2014)
▪ Alambre 40 Anos - Prémio Excelência (30 Melhores do Ano) - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2014)
▪ FSF 2011 - Melhores da Região (P.Setúbal) - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2014)
▪ Hexagon Branco 2013 - Melhores da Região (P.Setúbal) - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2014)
▪ Alambre 20 Anos - Melhores da Região (P. Setúbal) - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2014)
▪ Alambre 30 Anos - Melhores da Região (P. Setúbal) - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2014)
▪ Moscatel de Setúbal Superior 1911 - TOP10/Melhor Generoso do Ano - Essência do Vinho - Revista Wine - Top 10 2014
▪ Alambre 2008 - Medalha de Ouro - Sakura 2015 - Japan Women's Wine Award
▪ Alambre 20 Anos - Medalha de Ouro - Sakura 2015 - Japan Women's Wine Award
▪ Alambre 20 Anos - Melhor Generoso/TOP 10 (Vinho com Melhor pontuação do evento) - ExpoVinis Brasil
▪ Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2005 - Melhor da Região - Prémios Uva de Ouro (Continente)
▪ Moscatel Roxo 20 Anos - Melhor Vinho da Região/Melhor Generoso - Concurso de Vinhos da Peninsula de Setúbal
▪ Alambre 20 Anos - Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos da Peninsula de Setúbal
▪ Domingos Soares Franco Verdelho 2014 - Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos da Peninsula de Setúbal
▪ Enoturismo - Certificado de Excelência - Trip Advisor
▪ José de Sousa Mayor 2012 - Melhores Vinhos Tintos do Ano - Vinhos de Portugal 2016 de João Paulo Martins
2016
♦ DESTAQUES ♦
António Zambujo - Embaixador da marca.
Lançamento Periquita Edição Especial António Zambujo
José de Sousa 2014 é o 5º Melhor Vinho do Ano pela Wine Enthusiast.
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Hexagon tinto 2009 - Melhores do Ano 2015 (18,5 pontos) - Prémios WINE - A Essência do Vinho (2015)
▪ DSF Colecção Privada Moscatel 2004 - Melhores de Portugal em Moscatel - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2015)
▪ Hexagon Branco 2014 - Melhores de Portugal da Região Península de Setúbal - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2015)
▪ Hexagon Tinto 2009 - Melhores de Portugal da Região Península de Setúbal - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2015)
▪ J 2011 - Prémio de Excelência - Melhores de 2015 - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2015)
▪ Alambre Moscatel de Setúbal 2010 - 91 pontos e "Vinho da Semana" - Wine Spectator
▪ Enoturismo - Certificado de Excelência - Melhores do Ano - Revista de Vinhos (2014)
▪ DSF Moscatel Roxo 2006 - 92 Pontos - Essência do Vinho - Wine Enthusiast
▪ José de Sousa 2014 - 93 Pontos e Editor's Choice - Wine Enthusiast
▪ Domini 2014 - 90 Pontos e Editor's Choice - Wine Enthusiast
▪ Hexagon 2009 - 94 pontos - The Wine Advocate (Mark Squires)
▪ José de Sousa 2014 - 93 pontos - 5º melhor vinho do Ano - Wine Enthusiast
2017
♦ DESTAQUES ♦
Lançamento Bastardinho de Azeitão 40 Anos – Canto do Cisne
Rebranding Adega José de Sousa e Lançamento Puro Talha
♦ PRÉMIOS ♦
▪Alambre Moscatel Roxo 2010 – Melhor vinho fortificado diário – W Awards – Aníbal Coutinho
▪ JMF Tinto e Branco – Sabores do Ano – Sabores do Ano
▪ Alambre 20 anos – Melhores do Ano (18 pontos) – Revistas Wine
▪ Alambre 2010 – Medalha de Ouro – Sakura Awards – Japan Women’s Wine Award
▪ DSF Moscatel de Setúbal (Armagnac) 1998 – Medalha de Ouro – Korea Wine and Spirit Award 2017
▪ Moscatel Roxo 20 Anos – Prémio de Excelência (30 Melhores do Ano) – Melhores do Ano - Revista de Vinhos 2016
▪ José de Sousa Mayor 2014 – Melhores da Região – Melhores do Ano - Revista de Vinhos 2016
▪ Periquita Superyor 2014 – Melhores da Região – Melhores do Ano - Revista de Vinhos 2016
▪ Alambre 40 Anos – Melhores da Região – Melhores do Ano - Revista de Vinhos 2016
▪ Alambre 2012 – 90 pontos – Andreas Larsson – Sommelier Sueco
▪ DSF Moscatel Roxo de Setúbal 1997 – Prémio de Excelência – 5ª Edição concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Periquita Reserva 2015– Melhores da Região – 5ª Edição concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Alambre Roxo 2011 – Melhores da Região – 5ª Edição concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Periquita Reserva 2015 – Medalha de Prata – XVII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Alambre Roxo 2011 – Medalha de Prata – XVII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ JMF Tinto – Medalha de Ouro – India Wine Awards
▪ Montado Tinto 2015 – Medalha de Prata (90 Pontos) – Decanter Wine Awards
▪ José Maria da Fonseca – Prémio IADE INVEST Institucional 2017 – IADE
▪ José de Sousa 2015 – Medalha de Ouro – International Wine Contest Bucarest
▪ Periquita Superyor 2014 – Melhores do Ano (Vinhos Tintos) 17.5 – Guia de Vinhos de Portugal (João Paulo Martins)
▪ Moscatel Roxo 20 Anos – Melhores do Ano (Vinhos Generosos) 19 – Guia de Vinhos de Portugal (João Paulo Martins)
▪ Periquita Reserva 2015 – Melhores do Ano entre 4€ e 10€ 16 – Guia de Vinhos de Portugal (João Paulo Martins)
▪ Alambre 10 Anos – 50 Grandes Vinhos Portugueses Noruega – Julia Harding
▪ José de Sousa 2015 – 94 pontos – Wine Enthusiast
2018
♦ DESTAQUES ♦
Rebranding de Periquita
Lançamento e Leilão Moscatel Roxo de Setúbal Superior 1918
♦ PRÉMIOS ♦
▪Alambre Moscatel Roxo 2011 - Melhor Vinho Fortificado Diário - W Awards (Aníbal Coutinho)
▪ Bastardinho 40 Anos - Prémio Excelência/ Altamente Recomendado (Melhores do Ano) - 18,5 pontos - Revista de Vinhos
▪ Trilogia Moscatel de Setúbal - Altamente Recomendado/ Melhor de Portugal (Melhores do Ano) - 18,5 pontos - Revista de Vinhos
▪ Aguardente Velha Reserva 1964 - Altamente Recomendado/ Melhor de Portugal (Melhores do Ano) - 18 pontos - Revista de Vinhos
▪ Puro Talha Branco 2015 - Melhor de Portugal (Melhores do Ano) - 17,5 pontos - Revista de Vinhos
▪ J 2014 - Melhor de Portugal (Melhores do Ano) - 18 pontos - Revista de Vinhos
▪ Alambre 2012 - Medalha de Ouro - Sakura 2018 - Japan Women's Wine Award
▪ Bastardinho 40 Anos - TOP 30 - Melhores de 2017 - Revista VINHO - Grandes Escolhas
▪ Aguardente Velha Reserva 1964 - 18 pontos - Revista de Vinhos
▪ Periquita Reserva 2015 - 90 pontos - Best Buy - Wine Enthusiast
▪ Periquita Reserva 2016 - Medalha de Ouro - Concurso de Vinhos de Portugal 2018
▪ DSF Verdelho 2017 - Medalha de Ouro – Melhor Vinho Branco da Península de Setúbal - Concurso de Vinhos CVRPS
▪ Puro Talha tinto 2015 - 92 pontos - Wine Enthusiast - Buying Guide - November
▪ José de Sousa 2016 - 93 pontos - Wine Enthusiast - Buying Guide - November
▪ José de Sousa Mayor 2015 - 94 pontos - Wine Enthusiast - Buying Guide - November
▪ J de José de Sousa 2015 - 94 pontos - Wine Enthusiast - Buying Guide - November
▪ Moscatel Roxo de Setúbal Superior 1918 - 19,5 pontos - Revista de Vinhos
▪ Alambre 20 Anos - Melhor Generoso l Grande Prémio Escolha da Imprensa - Grandes Escolhas - Vinhos e Sabores
▪ José de Sousa Mayor 2015 - Prémio Escolha da Imprensa l Vinhos Tintos - Grandes Escolhas - Vinhos e Sabores
▪ Moscatel Roxo de Setúbal Superior 1918 - 20 pontos - Revista Grandes Escolhas
▪ José de Sousa 2015 - 11º lugar ranking TOP 100 - 93 pontos - Wine Entusiast Magazine
▪ DSF Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2002 - 17,5 Pontos - Revista Grandes Escolhas
2019
♦ DESTAQUES ♦
Comemoração dos 185 anos da empresa
Abertura da segunda flagship store By The Wine - José Maria da Fonseca em Azeitão
Lançamento do JMF Reserva
Novas imagens de Quinta de Camarate, Pasmados, Domini e Alambre 20 Anos
♦ PRÉMIOS ♦
▪Alambre Moscatel 10 anos - 91 pontos - Wine Enthusiast
▪ Alambre Moscatel 20 anos - 94 pontos - Wine Enthusiast
▪ Alambre Moscatel 30 anos - 95 pontos - Wine Enthusiast
▪ Alambre Moscatel 40 anos - 91 pontos - Wine Enthusiast
▪ Domini Plus 2015 - 93 pontos - Wine Enthusiast
▪ José de Sousa 2017 - 92 pontos, #56 TOP 100 e Editor's Choice - Wine Enthusiast
▪ Periquita Branco 2017 - Medalha Duplo Ouro e Diamond Trophy - Sakura Japan's Wine Awards
▪ Moscatel Roxo 20 Anos - Melhor Vinho 2019 e Melhor Vinho Generoso 2019 - Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Moscatel de Setúbal Alambre 2012 - Medalha de Ouro - Mundus Vini
▪ Vinhas de Algeruz Reserva 2017 - Medalha de Prata - Mundus Vini
▪ Alambre Moscatel 20 Anos - Melhor Vinho Licoroso do Ano - Concurso Vinhos de Portugal 2019
▪ Alambre Roxo 5 Anos - Medalha de Bronze - Internationl Wine & Spirit Competition
2020
♦ DESTAQUES ♦
Comemoração 170 anos da marca Periquita
Lançamento da plataforma Clube Periquita
Relançamento do Periquita Clássico Colheita 2014
Rebranding de Lancers
Rebranding de João Pires
Celebração de 20 anos do Hexagon
Celebração da 40ª vindima do Vice-Presidente e Enólogo Domingos Soares Franco
♦ PRÉMIOS ♦
▪Top 100 Wineries 2020 Wine & Spirits
▪Alambre 20 Anos: Medalha de Ouro - XX Concurso de Vinhos da Península de Setúbal; 94 pontos – Wine Enthusiast; 93 pontos – Robert Parker The Wine Advocate; 93 pontos – Wine & Spirits; 17,5 pontos “Altamente Recomendado” – Revista de Vinhos.
▪ Alambre 30 anos: 90 pontos – Wine & Spirits
▪ Alambre 40 anos: 95 pontos – Robert Parker The Wine Advocate; 93 pontos – Wine & Spirits
▪ Colecção Privada DSF Roxo Rosé 2019: Melhor Vinho Rosado 2020 - XX Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Colecção Privada DSF Moscatel de Setúbal Cognac 1998: 91 pontos – Robert Parker The Wine Advocate
▪ Colecção Privada DSF Moscatel de Setúbal Armagnac 2002: 91 pontos – Robert Parker The Wine Advocate
▪ FSF 2015: 18 pontos – Vinho Grandes Escolhas
▪ Hexagon 2015: 94 pontos – Robert Parker The Wine Advocate; 18,5 pontos – Revista de Vinhos; 19 pontos “Prémio Prestígio” – Paixão pelo Vinho
▪ José de Sousa 2017: Grand Prize - Korea Wine and Spirit Awards
▪ Hexagon 2015: 94 pontos – Robert Parker The Wine Advocate; 18,5 pontos – Revista de Vinhos; 19 pontos “Prémio Prestígio” – Paixão pelo Vinho
▪ Moscatel Roxo 20 Anos: 95 pontos - Robert Parker The Wine Advocate
▪ Moscatel Roxo de Setúbal 5 Anos: Medalha de Prata 2020 - XX Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
▪ Pasmados Tinto 2017: 90 pontos – The Wine Enthusiast
▪ Periquita Reserva 2017: 90 pontos – The Wine Enthusiast
▪ Periquita Superyor 2015: 95 pontos – Robert Parker The Wine Advocate
2021
♦ DESTAQUES ♦
Domingos Soares Franco – Prémio “Personalidade do Ano” pela Revista de Vinhos e “Enólogo de Vinhos Generosos do Ano” pela Revista Vinho Grandes Escolhas
Lançamento do João Pires Rosé
Abertura do Restaurante Wine Corner by José Maria da Fonseca
Lançamento do Lancers Sangria e Sweet
Rebranding de João Pires
Parceria com o realizador Matthew Vaughn e a marca Kingsman com uma edição exclusiva e limitada do Moscatel Kingsman Century Edition 1919
Instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo na Quinta da Bassaqueira
José Maria da Fonseca é o primeiro produtor português a receber a certificação de sustentabilidade Fair N Green
♦ PRÉMIOS ♦
▪Domingos Soares Franco – Prémio “Personalidade do Ano” pela Revista de Vinhos e “Enólogo de Vinhos Generosos do Ano” pela Revista Vinho Grandes Escolhas
▪ Hexagon 2015 – 95 pontos pela Wine Enthusiastbr>
▪ Periquita Reserva 2018 – 90 pontos pela Wine Enthusiast
▪ Colecção Privada DSF Moscatel Cognac 2001 – 93 pontos pela Wine Enthusiast
▪ Colecção Privada DSF Moscatel Armagnac 2008 – 93 pontos pela Wine Enthusiast
▪ Colecção Privada DSF Moscatel Roxo Superior 1995 – 94 pontos pela Wine Enthusiast
▪ FSF 2015 – 18,5 pontos, selo de “Excelência” e “Melhor de Portugal” pela Revista de Vinhos
▪ José de Sousa 2018 – 92 pontos e 58ª posição no TOP 100 pela Wine Enthusiast
▪ José de Sousa 2017 – 18 pontos e Prémio Excelência pela Revista Paixão Pelo Vinho
▪ Colecção Privada DSF Moscatel Cognac 2001 – 95 pontos na Revista Decanter
▪ Moscatel Roxo 20 Anos – Melhor Vinho 2021 e Melhor Vinho Generoso 2021 no Concurso de Vinhos da Península de Setúbal XXI Edição
▪ Periquita Branco 2020 - Concurso Uva de Ouro - Medalha de Prata /Silver Medal
▪ Alambre 20 Anos – Escanções de Portugal – 91 pts
▪ BSE – Prémios W 2021 (Aníbal Coutinho) – Vinho Branco do Ano /White Wine of the Year
▪ Moscatel Roxo 20 Anos – Concurso Vinhos Península de Setúbal – Melhor Vinho Generoso 2021 / Best Fortified Wine 2021
2022
♦ DESTAQUES ♦
José Maria da Fonseca recebe certificação se sustentabilidade FAIR'N GREEN
Lançamento Campanha Periquita “Nas bocas do Mundo”
JMF Distribuição adiciona ao portfólio Champanhes Henriot e Quinta da Lagoalva
Realização do XXIV Capítulo da Confraria do Periquita
Lançamento de campanha de Sustentabilidade: “Vinhos que vão bem com o ambiente”
Lançamento Moscatel de Setúbal Edição Comemorativa Benfica Bi Campeonato Europeu 1961-62
♦ PRÉMIOS ♦
▪ Aguardente Espírito – Revista Paixão pelo Vinho – 19 pts
▪ Aguardente Espírito – Revista Vinho Grandes Escolhas – 18,5 pts
▪ Aguardente Espírito – Graphics Design Annual 2023 – Medalha de Prata /Silver Medal
▪ Alambre 2018 – Decanter Wine Awards – 95 pts + Selo “Value”
▪ Alambre Moscatel Roxo – Decanter Wine Awards – 91 pts + Medalha de Prata / Silve Medal
▪ Dona Julieta Tinto 2020 – Concurso Uva de Ouro – Medalha de Ouro /Gold Medal
▪ BSE 2021 – Revista de Vinhos – Selo “Boa Compra” /Best Buy
▪ Domini 2019 – Wine Enthusiast – 90 pts
▪ DSF Riesling 2020 – Revista de Vinhos – 17 pts + Selo “Boa Compra” / Best Buy
▪ DSF Sole 1999 – Wine Advocate – 93 pts
▪ José de Sousa Mayor 2017 – Wine Advocate – 92 pts
▪ José de Sousa Mayor 2017 – Wine Enthusiast – 91 pts
▪ José de Sousa 2019 – Wine Advocate – 90 pts
▪ José de Sousa 2019 – Wine & Spirits – 90 pts
▪ José de Sousa Reserva 2018 – Wine Advocate – 90 pts
▪ J de José de Sousa 2017 – Wine Enthusiast – 92 pts
▪ J de José de Sousa 2017 – Wine & Spirits – 90 pts
▪ Moscatel Kingsman 1919 – Wine & Spirits – 96 pts
▪ Periquita Reserva 2020 – Wine Enthusiast – 90 pts
▪ Periquita Reserva 2020 – Concours Mondial de Bruxelles – Medalha de Ouro / Gold Medal