SUSTENTABILIDADE

QUALIDADE E AMBIENTE

Fundada em 1834, a José Maria da Fonseca é um dos líderes na áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos. As suas marcas estão presentes em todo o mundo e as exportações correspondem hoje em dia cerca de 80% do volume de vendas anual.

A par desta evolução, a José Maria da Fonseca tem vindo ao longo dos anos a demonstrar uma crescente preocupação face aos factores ambientais, a qual se traduz na utilização de melhores práticas no tratamento da vinha, melhor gestão dos recursos naturais, sua preservação e conservação.

Trata-se de todo um conjunto de práticas cujo crescimento se tem refletido na comunidade em que se insere, permitindo dessa forma uma coexistência solidária apoiada nas necessidades de todos os intervenientes.


GALERIA DE FOTOS

A DEMONSTRAÇÃO AO LONGO DOS ANOS DA PREOCUPAÇÃO CRESCENTE FACE AOS FACTORES AMBIENTAIS, DAS MELHORES PRÁTICAS NO TRATAMENTO DA VINHA, GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS, SUA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO.


AMBIENTE E A SEGURANÇA ALIMENTAR EM DESTAQUE

A José Maria da Fonseca tem vindo ao longo dos anos a demonstrar uma crescente preocupação face aos fatores ambientais. Esta traduz-se na utilização de melhores práticas no tratamento da vinha, numa melhor gestão dos recursos naturais, sua preservação e conservação.

Em 1996 garante a Certificação da Qualidade (ISO9001), a primeira do seu sector.

Também na área da Segurança Alimentar, a empresa alcançou o estatuto BRC em 2003, tendo em 2012 obtido a Certificação de Segurança Alimentar pelo BRCGS, issue 8, um dos mais avançados standards internacionais na área da Segurança Alimentar, com renovação desta distinção em 2023 pelo BRCGS Food com reconhecimento máximo AA. Ainda no início de 2023 obteve também a Certificação de Segurança Alimentar IFS Food com a classificação máxima de 96,40%

Ainda na vertente ambiental a José Maria da Fonseca mantém práticas sustentáveis inovadoras como a redução de consumos de água, com objetivos e metas anuais, incluindo o tratamento de todas as suas águas residuais, por forma a garantir o cumprimento das normas de descarga e, em paralelo, melhorar a qualidade ambiental nas instalações e na sua envolvente. A empresa não faz por isso descargas da sua Estação de Tratamentos (ETAR) no meio hídrico desde 2007.

No final de 2021, a José Maria da Fonseca concluiu com sucesso a sua certificação em Sustentabilidade segundo o referencial FAIR’N GREEN, sendo o primeiro produtor de vinho português a obter este reconhecimento após uma análise e consultoria detalhadas e exigentes. Em janeiro de 2023, todos os vinhos da José Maria da Fonseca produzidos após 2022 também obtiveram a certificação FAIR'N GREEN. Esta é uma distinção de sustentabilidade holística, que nos ajuda a melhorar sistematicamente ao longo do tempo.

No final de 2021 apostámos na instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Azeitão, que nos permitirá a poupança energética de 38%. Este sistema irá também evitar a emissão de 250 toneladas de CO2 por ano, que equivalem a 55 hectares de floresta ou à retirada de 139 carros da estrada por ano.

VITICULTURA EQUILIBRADA, AMBIENTAL E PIONEIRA

A viticultura procura constantemente um equilíbrio entre a utilização de tecnologia e a preocupação com o meio ambiente. A José Maria da Fonseca foi pioneira na rega gota a gota, que implementou em 1993 e é hoje prática usual na viticultura nacional.

Também desde a década de 80 que passou a não mobilizar os solos, mantendo um coberto vegetal que retém a humidade, beneficiando a vida e biodiversidade vegetal e animal, o que consequentemente implica uma menor necessidade de água nas vinhas.

A José Maria da Fonseca tem colaborado com os principais peritos e centros de investigação nacionais e internacionais na área da Enologia e Viticultura e com muitas outras inovações a nível nacional e internacional.

PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS

Na Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes, encontra-se uma adega única em Portugal, com 114 Talhas de Barro que permite à empresa produzir vinho vinificado em talha – o Puro Talha - mantendo viva uma técnica de vinificação, que teve a sua origem no período da ocupação Romana da Península Ibérica.

A empresa detém uma das maiores coleções ampelográficas a nível mundial, o que se traduz pela posse e desenvolvimento de mais de 560 diferentes tipos de castas plantadas, que representam um verdadeiro “museu” vivo vitícola, e que tem permitido o desenvolvimento de produtos únicos no mercado, através da combinação de todo este potencial vitivinícola.

CONSUMO RESPONSÁVEL E MODERADO

Em termos sociais a José Maria da Fonseca desde sempre, e alinhada com outras empresas e organizações do sector, tem defendido o consumo responsável do álcool.

Para além do apoio prestado quer a nível nacional, quer a nível internacional, a estas organizações, esta orientação também é patente na publicidade que faz a todos os seus vinhos e onde apela sempre ao consumo moderado e responsável. Também a defesa do consumo de álcool em idade legal é uma das ideias defendidas pela empresa.

Esta questão do consumo responsável e moderado levou a José Maria da Fonseca a ser pioneira em Portugal no desenvolvimento e criação da primeira linha de vinhos sem álcool, tendo atualmente já mais de uma marca em vinhos rosés, brancos e tintos sem álcool, que vende para os seus principais mercados.

A COMUNIDADE E O APOIO SOCIAL

Desde sempre a José Maria da Fonseca tem procurado um envolvimento com os seus principais stakeholders, bem como uma participação ativa na Comunidade em que se insere, quer em Azeitão, quer, de uma forma mais abrangente, na Península de Setúbal.

No campo social, a empresa encontra-se devidamente inserida na comunidade local, onde participa ativamente em atividades de patrocínio direto ou indireto de eventos com organizações locais, em obras e parcerias de cariz social.

POLÍTICA DA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA ALIMENTAR

A José Maria da Fonseca (JMF), consciente da responsabilidade de ser o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal, obedece a uma filosofia de permanente desenvolvimento investindo em produtos de referência a nível internacional contribuindo para a divulgação e o prestígio dos vinhos nacionais. Alia a paixão pela arte de fazer vinho dispondo de uma adega com as mais recentes tecnologias e as mais avançadas técnicas de vinificação.

A JMF, tem vindo a consolidar o seu posicionamento no mercado nacional e internacional, tendo como pilares da sua atuação: a Qualidade, a Legalidade, a Integridade e a Segurança dos produtos produzidos e, considerando as suas preocupações com os fatores ambientais, utiliza as melhores práticas na gestão sustentável da empresa.

A Administração da JMF assume o compromisso de manter uma política da qualidade, do ambiente e da segurança alimentar, adequada ao seu contexto e estratégia, cujos pilares de atuação são:

A Administração da JMF assume ainda o compromisso de disponibilizar os meios para dar cumprimento à política da qualidade, do ambiente e da segurança alimentar.

A Administração da JMF determina que esta política seja comunicada internamente aos colaboradores e a outras partes interessadas quando requerido.



Certificado BRCGS 'GLOBAL STANDARD for FOOD SAFETY'

Certificação de Segurança Alimentar IFS Food

Certificação FAIR'N GREEN


« Nos emballages peuvent faire l’objet de consignes de tri » www.consignesdetri.fr


content